Sejam bem-vindos ao site do artista plástico Osni Branco. Osni possui 45 anos de arte, expôs no Brasil, Japão, Itália, Monte Carlo, Suíça e Estados Unidos.

Osni se dedica a criação de projetos visuais, esculturas fundidas pelo processo de cera perdida, pinturas, cerâmicas e cenário.

“...Ele representa um caso único entre nós... ...Uma arte rica de símbolos ajeitados num tecido cromático original que denuncia o encontro do Oriente com o Ocidente.”
P.M. BARDI, Set. 1975
Diretor do Museu de Arte de São Paulo


História

Nasceu em Araçatuba no ano de 1947, viveu sua infância na fazenda, de onde trouxe forte influência da natureza em suas criações.
Viveu na Itália, Estados Unidos e durante 20 anos no Japão.
Desde 1975 quando construiu seu ateliê e fundição em Itapecerica da Serra – SP cria e produz suas obras e ministra oficinas para as pessoas interessadas em arte e cultura.
Forjou sua carreira autodidata baseada na pesquisa e conhecimento aliado a sensibilidade, iniciando pelo curso de fotografia do colégio São Luís de São Paulo em 1969.
Posteriormente expandiu seus conhecimentos para áreas da pintura, escultura e cerâmica.
Em 1973 no Japão, fez o curso de sumiê (pintura de nanquim sobre papel de arroz) e estamparia em tecido na UNESCO Art League onde aprendeu técnicas fortemente visualizadas em suas pinturas.
Através da American Foundrymen's Society obteve a formação para o processo de cera perdida (fundição de precisão) que possibilitou a produção das suas esculturas fundidas em bronze, alumínio e aço inox.
De 1984 a 1988 cursou cerâmica avançada em alumina translúcida (Al2o3) na Universidade de São Carlos – São Paulo - Brasil.
Em Tóquio faz seus estudos de cerâmica com o professor Steve Tootell junto ao cerâmic room da Sacred Heart School e nos workshops realizados por Steve em Mashiko.
Em junho 2001, Branco recebe a comenda de Ética e Cidadania da Nihon Zenko Kai, no Santuário Meiji em Tóquio, das mãos do ex-governador de Tóquio Shuniti Suzuki, com a presença da representação diplomática brasileira, pelos serviços prestados a comunidade brasileira residente no Japão, através do Encontro de Arte.
Em março de 2003 em Tóquio, a revista (Educational Magazine) da NHK rádio e televisão estatal japonesa, publica matéria sobre o Encontro de Arte, sua proposta e atividade no Japão.


Exposições

• 1969 - CHAPEL Art Show, São Paulo - Brasil
• 1970 - Grande Exposição de Arte, Club Atlético Paulistano, São Paulo - Brasil
• 1972 - Exposição Comemorativa a independência do Brasil, Yakult Hall, Tóquio - Japão
• 1973 - Brazilian Embassy, Tóquio - Japão
• 1976 - Galeria Club 44, La Chaux-de-Fonds - Suiça
* XI Grand Prix International d'Art Contemporain, Monte Carlo - Mônaco
* UNICEF Show, Palazzo Reale, Milão - Itália
• 1977 - Italo-Brazilian Art Gallery, Milão - Itália
* Now Gallery, Genebra - Suiça
* Galeria VASP, São Paulo - Brasil
* Itaú Galeria, Brasília - Brasil
• 1978 - Itaú Galeria, São Paulo - Brasil
• 1979 - Araçatuba Club, Araçatuba - Brasil
• 1982 - Centro Cultural Brasileiro, Assunção - Paraguai
* Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá - Brasil
• 1985 - Galeria A Casa Grande, São José do Rio Preto - Brasil
• 1987 - 42o Congresso da Associação Brasileira de Metais, BA-EXPOMET 87, Salvador - Brasil (convidado)
* 4o Congresso Brasileiro de Fundição, Faculdade Armando Alvares Penteado, São Paulo - Brasil
• 1990 - International Sculpture Center 1990, Washington D.C. - EUA
• 1993 - Galeria Arte Espaço, Araçatuba - Brasil
* Metropolitan Art Museum, "The 18th International Art Exhibition", Tóquio - Japão
• 1994 - Brazilian Embassy, Tóquio - Japão
* Steps Gallery, Ginza, Tóquio - Japão
* Town Theater, Tóquio - Japão
* Koga Art Studio, Machida - Japão
* Foreign Artist Exhibition '94, Nagóia - Japão
• 1995 - Nagoya Hilton Hotel, Nagóia - Japão
• 1997 - Primeira Exposição do Encontro de Arte, Oizumi Bunkamura, Oizumi City - Japão
• 1998 - Segunda Exposição do Encontro de Arte, Atrium Nagoya Park, Nagóia - Japão
• 1998 - ARTSCAPE 98 - workshop for International School in Japan - Artist in Residence, Tóquio - Japão
• 1999 - Genkan Gallery, Tokyo American Club, Tóquio - Japão
* Terceira Exposição do Encontro de Arte - Forte Garden Hall, Hamamatsu - Japão
* Exposição Alegria-Cor- ação – Espaço Cultural Manabu Mabe – Embaixada do Brasil, Tóquio - Japão
• 2000 - Retrospectiva Osni Branco – Espaço Cultural Manabu Mabe – Embaixada do Brasil em Tóquio - Japão
• 2001 - Sonhos - Espaço Cultural Conjunto Nacional, São Paulo - Brasil
* Sonhos – Teatro Kalil Haddad, Maringá, PR - Brasil
• 2002 - Realidade – Espaço Cultural Conjunto Nacional, São Paulo - Brasil
* Realidade – Teatro Kalil Haddad, Maringá, PR - Brasil
* Museu da América Latina, Seul - Coréia
• 2003 / 2005 - Clube Paineiras, Morumbi, São Paulo - Brasil
• 2005 / 2007 - FENAF, São Paulo - Brasil
• 2006 - MUBE, Presença do Alumínio no Cotidiano das Pessoas, São Paulo- Brasil
• 2006 - Traffô, São Paulo - Brasil
• 2004 / 2006 / 2008 - Metalurgia, Joinville, SC - Brasil
• 2008 - Casa Office, Jóquei Clube, São Paulo - Brasil
• 2009 - FENAF, São Paulo - Brasil



Apresentações

1995 - Art Exhibition Japan
1997 - IIº Encontro de Arte e Lazer
1999 - IIIº Encontro Arte - Hamamatsu
1999 - Alegria Cor e Ação
2000 - IIIº Expo Encontro
2001 - Encontro de Arte
2001 - IXº Encontro Cores do Minuano
2002 - Xº Encontro Realidades

"Ele representa um caso único entre nós, pois assimilou os modos orientais conseguindo uma expressão convincente de mensagem espiritual. Uma arte rica de símbolos ajeitados num tecido cromático original que denuncia o encontro do Oriente com o Ocidente."
P.M. BARDI, Set. 1975
Diretor do Museu de Arte de São Paulo
"O feliz encontro de duas culturas, a oriental e a ocidental. Ação inovadora no campo da expressão figurativa, o estudo apaixonado do dado técnico, experimentado em várias formas e com original intuito: estas são as características essenciais da pintura de Osni Branco que repropõe no seu modo de formação, a interessante história de um homem-artista de caráter meditativo e tenaz. Osni procurou pela estrada do mundo o princípio de sua formação e encontrou na antiga sabedoria oriental o senso de equilíbrio existencial que se reflete nas cores e formas do seu trabalho."

Gioachino Li Causi, critico da Ed. Selezione Arte Italiana
e Revista "Valigia Diplomatica", Jan. 1977
"Osni Branco é um jovem brasileiro de 20 anos, de muito valor apesar de sua pouca idade... As vária partes do mundo onde viveu e estudou depositaram nele seu caráter, exatamente como fadas ao redor de um berço. O resultado é um artista cosmopolita que assimilou essas várias influências, devolvendo-as na extraordinária riqueza de sua arte. É evidente que antes de mais nada, a terra o impregna: seu desempenho e suas cores o revelam de uma maneira muito feliz. Sente-se também que a pintura japonesa prepondera em algumas telas expostas, mas esperamos que ele liberará e sairá enriquecido desta experiência.
Há um trabalho interessante nas suas lacas abaixo da cor.
Ele tenta, ele ousa; o talento de Osni Branco é uma mensagem espiritual carregada das belezas dos mundos; ela é mais pacífica que revolucionária..."

E. T .C. do Jornal Eco du Lac
Geneve et Canton, 1977
"Nascido há 25 anos, do interior brasileiro, de uma família tradicional do país. Seus antepassados foram compatriotas e coevos daqueles lusitanos que puseram pé e peito no Oriente das fábulas coloridas.
E a gente se maravilha ante os caminhos do mundo e da vida onde chegaram ao Ocidente os sinais quentes das especiarias e dos pigmentos.
Os caminhos do sol que deram, afinal, no Brasil, a terra da brasa. A brasa de queimar incensos nostálgicos. Osni Branco está fazendo mais o caminho das origens do que das originalidades.
E em auréolas de placas e lacas surgem as figura de Osni, tranqüilas e longínquas. Vieram do Brasil na longa e mítica viagem de volta. Deram a volta ao mundo. 0 mundo que acima de tudo. é de todos.
E, especialmente, dos jovens.
Uma obra de amor e de paz

Pedro Xisto
Adido Cultural da Embaixada do Brasil Tokyo, 1972
"...Osni (com um ar calmo e aparentemente tímido) olha para o mundo pinta rostos em laca que ele mesmo prepara. Osni vive capturando certos momentos, perseguindo a beleza como se fossem objetos sólidos. Ele sabe que não os são mas ele tenta. As faces que ele pinta exprimem grande expectativa, são simples, sem qualquer especial ilusão extra- sensorial, sem nenhuma pretensão exceto a profunda perplexidade a respeito do que acontece do lado de fora do seu minúsculo apartamento."

Olney Kruse
Jornal da Tarde
São Paulo. Abril de 1971
"A vida do escultor é um mundo austero. É uma contenda infindável com o metal, a madeira e a pedra. Claro há os que procuram chamar a atenção com a extravagância de obras faraônicas. Entretanto os cinzéis de Osni Branco refletem sua personalidade franca e aberta. As formas por ele criadas produzem um ambiente que evocam a tranqüilidade do Zen Budismo, atraindo sutilmente todos que as observam."

Hiroshi Kai
Diretor da UNESCO Art league e Japan lnternational Artists Club
Tokyo. 16 de Dezembro, ano 50. da era Heisei (1993)
"... o elo fundamental da criação de Osni, encontra-se plasmado na própria hierarquia evidenciada através dos componentes da natureza: mineral, vegetal, animal, chegando ao homem. Neste pensamento compreende-se o senso dos valores que a natureza nos brinda na sua plenitude. Perguntamos a Osni como se orienta no ato criativo. Nos responde que a intuição é o guia fundamental. Isto traduz seu caráter artístico que procura suas feições no grande mais do desconhecido. Assim suas criações passam do simples invólucro da idéia-intuitiva à concretização materializada. Esses "objetos-escultura", cuja índole simbólica, se aproxima aos mitos populares, encontram-se imbuídos de força transcendental.
Mergulhado no silêncio, assume sua vocação de artista e mostra heróicos significados com tendência antropomórfica. Essas marcas de vida expressam, com energia, as sublimes formas da arte configurada.
Seus méritos, portanto, provêm da força e determinação com que forja seus gestos."

Carlos Garcia Arias
Professor do Museu da Escultura de São Paulo (MUBE)
Delegado da Academia Internacional de Arte Moderna de Roma
São Paulo, Novembro de 1993
"O Brasil nunca esteve tão infiltrado no Japão como nos dias de hoje. A razão é bem simples. Um contingente de cerca de 170 mil trabalhadores nipo-brasileiros consolidou o alicerce do 'boom' que acabou explodindo com o sucesso do futebol. Por outro lado a chama do Osni nunca foi passageira. É porque os elementos extremamente nipônicos e brasileiros, implícitos no Osni desde sua infância, que causaram dissenções ardentes dentro de si, conseguindo, no entanto, convertê-las em energia criativa que está brilhantemente cristalizada."

Mitsuhito Saito
Jornalista / Revista Veja
Tokyo- 1994
"As figuras de Osni já eram à época originais...retorna para mostrar que além de emérito pescador é sobretudo bom aluno. Como previa o Professor Pedro Xisto, Osni vem do Brasil em longa e mítica viagem de volta. Deu a volta ao mundo e no centro do círculo compôs a mandala de sua multifacetada criação artística.
Na dureza nobre do bronze surgem figuras envolventes carregadas de afeto e na genuidade da pedra, polidas e sensuais, bailarinas e musas descrevem movimentos harmônicos. Em suas pinturas é onde se vê mais forte a influência da arte japonesa... Ver as obras mais recentes do artista provocam em mim um efeito proustiano trazendo à tona emoções e memórias de um tempo particularmente feliz. Conheci Osni naquele então. O reencontro com o artista, passadas duas décadas, é um momento repleto de impressões. É um prazer ver Osni com a mesma jovialidade e vitalidade criativa. Para ele o tempo não lhe destruiu o otimismo e não esmoreceu nele a esperança de um mundo melhor. Estou certo que os que puderem apreciar as obras (pinturas e esculturas) de Osni poderão como eu constatar, como também o fez Pedro Xisto tratar-se de um trabalho de amor e de paz."

Joaquim Palmeiro
Encarregado de Negócios, a.i.
Embaixada do Brasil em Tóquio - 1994

Trajetória

Criou o Movimento Cultural Encontro de Arte em Nagóia, em 1995 com a intenção de oferecer aos jovens trabalhadores brasileiros residentes no Japão uma oportunidade de investir em si mesmo por meio de oficinas de arte realizadas em língua portuguesa, porém aberto a todos. As oficinas foram disponibilizadas durante 10 anos, gerando mais de 1000 obras e 15 exposições feitas no Brasil e Japão nos segmentos da escultura, jóia, cerâmica, pintura e fotografia. Através das exposições realizadas pelo Encontro de Arte, a comunidade internacional, residente no Japão, passa a solicitar a realização de oficinas junto as escolas internacionais:

• American School in Japan
• Musashino Higashi Gakuen
• International School of Sacred Heart
• Saint Mary´s International School
• Yokohama International School

Oficinas realizadas no Japão:
• The International School of Sacred Heart-Tóquio, outono 1997, oficinas de modelagem de jóias e esculturas fundidas, pelo processo de cera perdida e modelos evaporativos.
• Oficinas para pais de alunos, ISSH, modelagem e fundição.
• Oficinas para professores de Arte, ISSH, Metalo/Cerâmico -jóias e objetos.
• Art Scape, Tóquio, 1997 - artist in residence - evento anual apresentando 500 obras criadas pelos alunos das escolas internacionais no Japão.
• Kids Art Fever, evento comemorativo da Copa do Mundo de Futebol no Japão/Coréia em 2002, (Patrocinada pela Adidas / Kids Hearth Fund) março/junho, 2002 - Tóquio, Nagoya, Kobe, Yokohama, oficinas itinerantes do Encontro de Arte para estudantes (primário) japoneses.

Oficinas realizadas no Brasil:

• 2004/2006 - Inclusão Social Pela Arte - Prefeitura de São Paulo, Capão Redondo, São Paulo - Brasil.
• 2005- SENAI, Osasco, São Paulo - Brasil.
• 2006- Alunos de Engenharia de Materiais, Universidade Mackenzie, São Paulo - Brasil.
• Professores de Engenharia de Materiais, atêlier em Itapecerica da Serra, São Paulo - Brasil. Cera Perdida para Designers, Joalheiros e Publicitários, Atêlier em Itapecerica da Serra, São Paulo - Brasil.
• 2006/2009 - Alunos da Rede Municipal.

Osni Branco é convidado pela Nippon Television Net Work Corp. para participar como membro do corpo de jurados do International Children, Art Exhibition, 2000 e 2001 – Tóquio. 274.058 obras de crianças de 76 países, concurso mundial de desenhos infantis promovidos, durante trinta anos, por aquela rede de televisão. Em 2000, o Brasil participou com 302 obras, Sri-Lanka 20.323, USA 3.476. Este concurso foi vencido pela brasileira Gabriela Junqueira de Presidente Prudente.

Exposições realizadas pelo encontro de arte, com o acervo criado durante as oficinas realizaram-se exposições pelo Japão e Brasil:
• Oizumi, maio, 1997, província de Gunma (norte do Japão) no Centro Cultural de Oizumi (Oizumi Bunka Mura);
• Nagóia, outubro, 1997, no Atrium Nadya Park;
• Hamamatsu, março, 1999, no Forte Garden Hall;
• Tóquio, setembro, 1999, Embaixada do Brasil em Tóquio, (Espaço Cultural Manabu Mabe);
• São Paulo, SP, junho 2000, Club Homs;
• São Paulo, SP, julho 2001, Espaco Cultural Conjunto Nacional;
• Maringá, PR, agosto 2001, Teatro Calil Haddad;
• Nagóia, setembro 2001, Atrium Nadya Park;
• Yokohama, novembro 2001, World Porters;
• São Paulo, SP, julho 2002,Espaco Cultural Conjunto Nacional;
• Maringá, PR, agosto 2002, Teatro Calil Haddad;
• Tóquio, novembro 2002, Embaixada do Brasil em Tóquio (Espaco Cultural Manabu Mabe).

Esculturas criadas para premiações
• 1983 O Equilibrista - O Executivo de Finanças do Ano, IBEF - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças
• 1984 Vat 69 - Torneio Internacional de Tenis, Brasil
• 1995 Melitta Open de Tenis, São Paulo.
• 1989 Campeonato Paulista de Futebol.
• 1989 Martellus- Novo pregão Bovespa
• 2003 Navegante - Prêmio ABIFA- Empreendedor Industrial de Fundição.
• 2003 Chama - Prêmio ABIFA de Pesquisa Técnica da Industria de Fundição.
• 2005 Harmonia e Fluidez - Painel fundido, comemorativo aos 40 anos ABIFA- São Paulo
• 2006- Ipê - Escultura em alumínio/Homenagem ABAL ao Dr Antonio Ermírio de Moraes
• 2006 Ipê Amarelo- Coleçaõ esculturas Homenagem aos 12 ex-presidentes ABAL.
• 2008 Audácia- Prêmio Revelação de Finanças do Ano do IBEF Jovem- São Paulo.
• 2008 Golf Day - Revista Golf Life, São Paulo
• 2009 Tributo- Monumento 40 anos ABIFA- São Paulo.
• 2010 Polo Day - Revista Polo Life, São Paulo.
• 2010 Golf Day, Revista Golf Life, São Paulo.
• 2011 Prêmio - Mulheres da Fundição- TECBRAF, SP.
• 2012 World Fan Cup, Trofeu FIFA, Rio de Janeiro.
• 2012 Escultura Homenagem MALWEE, SC, Brasil.
• 2016 Golden Tombstone- Prêmio IBEF às Maiores Transações Financeiras do Ano, São Paulo.

3rd World Ceramic Educators´in Mashiko, Japão, outubro 2002, oficinas métalo-cerâmico para educadores internacionais na Ásia.

Revista AGORA – julho 1996, número especial da revista de bordo da Japan Air Lines sobre o Brasil, publica quatro páginas a respeito do trabalho de Osni no Japão. Tóquio, março 2003, a revista (Educational Magazine) da NHK rádio e televisão estatal japonesa, publica matéria sobre o Encontro de Arte, sua proposta e atividade no Japão.

Projetos realizados
•2008 - Evento 100 anos da imigração japonesa no Brasil – desenvolvimento do projeto e cerimonial, Teatro Municipal de Barueri, SP - Brasil.
•2009 - ABIFA – Associação Brasileira de Fundição - 40 anos, criação e desenvolvimento da cerimônia de fundição pelos presidentes das associações internacionais convidados.



Portfolio

BRONZE

BRONZE - Ancestral - 2010 (Brz.Vrd.LAss.)

BRONZE - Celestial - 2010 (Brz.Vrd.LAss.)

BRONZE - Cripta

BRONZE - Floresta Ipe

BRONZE - Piranha

BRONZE - Tucunaré

BRONZE - Tucunaré wd

BRONZE - Foto Ed.RosaTecbraf 2011 - 01 (Brz.Vrd.Mar)

ALUMÍNIO

Alumínio 01

Alumínio 02

Alumínio 03

Alumínio 04

Alumínio 05

Alumínio 06

Alumínio 07

Alumínio 08

Alumínio 09

Alumínio 10

Alumínio 11

Alumínio 12

Alumínio 13

Alumínio 14

Alumínio 15

Alumínio 16

Alumínio 17

Alumínio 18

Alumínio 19

Alumínio 20

Alumínio 21

Alumínio 22

Alumínio 23

Alumínio 24

Alumínio 25

Alumínio 26

Alumínio 27

Alumínio 28

Alumínio 29

Alumínio 30

Alumínio 31

Alumínio 32

Alumínio 33

Alumínio 34

Alumínio 35

ALUMINA

ALUMINA - Madonna

ALUMINA - Madonna e Pomba da Paz

ALUMINA - Pomba da Paz

ALUMINA - Venus

ACRÍLICO

ACRÍLICO - The Stallion

ACRÍLICO - The Meteor

ACRÍLICO - The Dance

ROCHA

ROCHAS - The flight of maya - carrara marble

ROCHAS - Hortencia - Marmore de carrara

ROCHAS - Movimento da luz - marmore e cristal

BI-METÁLICO

01 - BI-METÁLICO

02 - BI-METÁLICO

03 - BI-METÁLICO

04 - BI-METÁLICO

05 - BI-METÁLICO

06 - BI-METÁLICO

07 - BI-METÁLICO

INOX

INOX - The Stallion

INOX - The Meteor

INOX - The Dance

INOX - The Dance

MINIS

MINIS - Cripta

MINIS - Devaneio bronze

MINIS -

MINIS - Feminino

MINIS - Inox

MINIS - Inox

MINIS - Mini Ipe

MINIS - Onda

PINTURA

PINTURAS - 01

PINTURAS - 02

PINTURAS - 03

PINTURAS - 04

PINTURAS - 05

PINTURAS - 06

PINTURAS - 07

PINTURAS - 08

PINTURAS - 09

PINTURAS - 10

PINTURAS - 11

PINTURAS - 12

PINTURAS - 13

PINTURAS - 14

PINTURAS - 15

PINTURAS - 16



Premiações

Esculturas criadas para premiações, homenagens e comendas. Obras registradas na Escola Nacional de Belas Artes com direitos de uso exclusivo cedido contratualmente pelo autor.

Dilma - Giselle - Hamilton - Prˆmio Eco nov. 2011

Premiação

Entrega Tombstone

Equilibrista

Fun Cup 3 Trofeus

Fun Cup 3 Trofeus

Globo

GOLDEN TOMBSTONE

IBEF JR

IBEF JR

Premiação

Martelo BOVESPA Estojo

Plaqueta ABIFA

Prêˆmio Governo do Estado de São Paulo do Meio Ambiente (bronze)

trofeu football12



Vídeos

ABIFA (Associação Brasileira de Fundição) e Osni Branco comemoram 40 anos de atividades!

FENAF - 09/2009

TV ARAÇATUBA: Questão de Opinião - Osni Branco

Oficina Osni Branco (Itapecirica da Serra)

FENAF e Osni Branco - Encontro de Arte SP (09.2009)

Osni Branco - Evento de metalurgia 2008 - Joinville - SC

Osni Branco - Oficina de encontro de arte - Nagoya - Japão

45 anos da Arte de Osni Branco



Projetos Sociais

• American School in Japan
• Musashino Higashi Gakuen
• International School of Sacred Heart
• Saint Mary´s International School
• Yokohama International School
• The International School of Sacred Heart-Tóquio, outono 1997, oficinas de modelagem de jóias e esculturas fundidas, pelo processo de cera perdida e modelos evaporativos.
• Oficinas para pais de alunos, ISSH, modelagem e fundição.
• Oficinas para professores de Arte, ISSH, Metalo/Cerâmico -jóias e objetos.
• Art Scape, Tóquio, 1997 - artist in residence - evento anual apresentando 500 obras criadas pelos alunos das escolas internacionais no Japão.
• Kids Art Fever, evento comemorativo da Copa do Mundo de Futebol no Japão/Coréia em 2002, (Patrocinada pela Adidas / Kids Hearth Fund) março/junho, 2002 - Tóquio, Nagoya, Kobe, Yokohama, oficinas itinerantes do Encontro de Arte para estudantes (primário) japoneses.

Projetos Sociais 1
Projetos Sociais 2
Projetos Sociais 3
Projetos Sociais 4
Projetos Sociais 5
Projetos Sociais 6
Projetos Sociais 7
Projetos Sociais 8
Projetos Sociais 9
Projetos Sociais 10
Projetos Sociais 11
Projetos Sociais 12
Projetos Sociais 13
Projetos Sociais 14
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